Fichamento I

Fichamento I

Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de educação – FE

Disciplina: Praticas mediáticas na educação

Professor: Pedro Andrade

Nome: Clara Vieira da Silveira

Matricula: 11/0112881

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Disponível em http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html> acessado em: 30-04-2012 as 11:30.

I) Resumo

Introdução

            A introdução da informática nas escolas no Brasil iniciou-se no inicio dos anos 70 e somente se estabeleceu nos anos 80. Porem ainda não foi consolidada no nosso sistema educacional da maneira que os educadores desejavam. Tinha-se como objetivo provocar mudanças pedagógicas e segundo o autor: “[não] ‘automatizar o ensino’ ou promover a alfabetização em informática como nos Estados Unidos, ou desenvolver a capacidade lógica e preparar o aluno para trabalhar na empresa [...] [como] na França” (VALENTE).

A não multiplicação da informática na educação no Brasil deve-se não só a falta de verba, pois fica evidente no ano de 1997, que o governo cria condições para essa proliferação. A não preparação de professores para uma mudança pedagógica com a informática dificulta que esse avanço tome o rumo que se idealizava.

            A influência de outros países no desenvolvimento da informática na educação brasileira

            Assim como diversos aspectos, literatura e cultura, por exemplo, a implantação da informática por parte de alguns educadores vem motivada pela já existência dessa implantação em outros países, Estados Unidos da América e França. As mudanças pedagógicas, que era a idealização dos educadores, não se deram nesses países, a proliferação que foi a motivação.

            Informática na educação nos Estados Unidos da América

            A utilização de computadores nos Estados Unidos é independente das decisões do governo. A sua utilização é capitalista, é tangenciado pelo avanço da tecnologia e pela competição pelas empresas que produzem software, das universidades e das escolas. A necessidade por parte das empresas de vender seus programas mascarou o verdadeiro motivo: uma mudança pedagógica.

            No inicio dos anos 80 houve uma grande difusão do que se chamavam microcomputadores (principalmente o Apple), essa tecnologia fez com que houvesse uma produção e diversificação de programas, de avaliação do aprendizado, jogos educacionais. Segundo o autor: “[...] ferramentas no auxilio de resolução de problemas, na produção de textos, manipulação de banco de dados e controle de processos em tempo real.”. A partir dai o computador passou a assumir possíveis mudanças educacionais de qualidade, segundo o autor “[...] não é possível dizer que o processo de aprendizagem foi drasticamente alterado [...]”(VALENTE).

            No inicio dos anos 90 o computador já havia tomado uma enorme dimensão, estava em todos os níveis de educação, escolas do primeiro e do segundo grau e universidades. O pouco que se vê de mudança pedagógica, foi causado pelo avanço tecnológico e não por iniciativa do setor educacional. Pode-se citar, no primeiro e no segundo grau, o uso da rede de Internet para explorar diferentes bancos de dados, como mudança pedagógica. Já nas universidades o computador tem sido usado para a realização de tarefas e como transmissão de informação.

            A capacitação de professores baseou-se apenas em um treinamento técnico do uso de software educativo e não por um processo de formação. Quem tem assumido o uso dos computadores nas escolas são pessoas formadas na área da informática e não educadores que tem o domínio.

            Segundo o autor: “Poucas são as escolas nos Estados Unidos que realmente sabem explorar as potencialidades do computador e sabem criar ambientes que enfatizam a aprendizagem.” (VALENTE).

Informática na educação na França

            Da mesma maneira que os Estados Unidos foi um motivador para a implantação da informática nas escolas Brasileiras, a França também teve sua contribuição. A França estava tanto produzindo hardware e software quanto formando novas gerações para o domínio e produção de tecnologia.

            Diferentemente dos EUA, a França julgou necessário se preparar antes de introduzir. Havia a preocupação em garantir à acessibilidade de todos os indivíduos a informática e o uso dela O objetivo de promover uma mudança pedagógica não era o foco da instalação dessa tecnologia, porem pode-se notar mudanças nesse sentido, não as desejadas. Segundo o autor o objetivo era o de preparar o aluno para ser capaz de usar a tecnologia da informática. O tempo que essa tecnologia foi fixada na educação é muito pequeno para que se possam tirar conclusões, mais afirmavam que os objetivos iniciais pouco tinham evoluído.

            O que mais marcou a introdução da tecnologia na educação não foi à instalação, mas a preparação. A preocupação com a formação dos professores em informática iniciou-se a partir do Plano Informática para Todos de 1985. Cursos remunerados com 50h de duração, estágios de observação e atuação foram fundamentais para a formação de 100000 professores.

             Mudanças nos métodos de trabalho dos professores com a implantação da informática geram modificações no funcionamento das Instituições e sistema educativo.

As bases para a informática na educação Brasileira

No Brasil a utilização de computadores na educação iniciou-se nas Universidades: UFRJ, UFRGS e na UNICAMP. A partir do primeiro e do segundo Seminário Nacional de Informática em Educação. O MEC tinha apenas a função de acompanhar, viabilizar e introduzir as decisões propostas pela comunidade de técnicos e pesquisadores da área.

            A influência dos Estados Unidos e da França foi notória porem podemos explicitar três diferenças básicas entre as posições. A primeira diferença é o fato de no Brasil as políticas de implantação e desenvolvimento não ser produto somente de decisões do governo, nem conseqüências do capitalismo. A segunda diferença é que as políticas implantadas deveriam ser pautadas em pesquisas e experiências. A terceira é o objetivo de cada país na implantação do computador. No Brasil tinha o objetivo de mudança pedagógica, nos Estados Unidos o objetivo era o de “automatizar o ensino”, e na França o objetivo era o de preparar o aluno para ser capaz de trabalhar com o computador.

Formação de professores em informática na educação

            Uma adaptação fundamental para a implantação de computadores na escola é a formação dos professores. A formação foi feita por um curso, chamado FORMAR, de dois meses de duração em campinas por especialistas da área.

            O autor cita três pontos positivos e três pontos negativos do curso. Podemos citar como pontos positivos a familiarização, de muitos professores que não tinha contato com computadores, com a informática, proporcionou uma visão ampla dos diferentes aspectos da informática e proporcionou o conhecimento de pesquisas e de trabalhos desenvolvidos nessa área.

            O curso foi realizado em Campinas, por ter uma estrutura física que comportasse todos os professores, que obrigou os participantes a interromperem suas atividades em suas respectivas cidades. Por essa razão o curso teve que ter a menor duração possível, o que dificultou a assimilação da teoria e a pratica. Após o curso, a volta para suas escolas deveria ser de implantação, mas não foi o que ocorreu. As escolas não estavam adaptadas e em condições para a implantação dos computadores. Esses foram considerados os pontos negativos dessa formação.

            A formação dos profissionais não garante mudanças pedagógicas, como era o objetivo, é necessário uma mudança na estrutura da escola, no tempo que se é gasto para essa atividade, entre outros aspectos.

            Evolução do computador no Brasil e as implicações na formação dos professores

            A implantação da Apple, que nos Estados Unidos gerou resultados, no Brasil não pode ser usada por limitações técnicas e a impossibilidade de usar caracteres portugueses nesses microcomputadores. Até a utilização do windows, que é o computador utilizado, o uso de vários computadores foi aplicada, o I7000, o PC, o MSX, são exemplos de computadores utilizados. A ligação dos computadores com a rede Internet viabilizou muitas coisas que antes não era possível.

Conclusões

            A partir do supracitado nota-se uma tendência: julgar que a formação de professores na informática resolve o processo de implantação de computadores. Segundo o autor: “Às práticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as instituições se propõem a repensar e a transformar a sua estrutura cristalizada em uma estrutura flexível, dinâmica e articuladora.” (VALENTE).

II)Comentários

É de total importância outras formas de influencia, no caso os Estado Unidos e a França. O Brasil mesmo se espelhando soube ter o seu próprio objetivo: mudanças pedagógicas. Julgo necessária a formação sim de profissionais para tal tarefa porem uma reestruturação da escola é fundamental. A interação escola e direção faz à diferença para que tais mudanças ocorram.

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